

Apresentamos um Programa estruturado, baseado nas competências do indivíduo e partindo das mesmas para o ajudar a construir conceitos e aumentar o conhecimento, ao mesmo tempo que promove as competências comunicativas.
A progressão recomendada pelas autoras baseia-se nos seus estudos e na experiência de trabalho directo, assim como nas investigações sobre as características de aprendizagem de indivíduos com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual, nomeadamente, no trabalho da Prof Sue Buckley, Down´s Syndrome Education.
O manual disponibiliza muitas e diversificadas ideias e estratégias para promover as competências comunicativas e linguísticas em todas as crianças em ambiente de sala de aula e ambiente familiar. Apresentamos ainda as características de aprendizagem dos indivíduos com síndrome de williams e síndrome de x-frágil.
Algumas temas abordados:
Promover as competências comunicativas e a leitura na idade precoce. Actividades importantes na promoção das competências comunicativas e desenvolvimento cognitivo. Sugestões para Utilizar a Comunicação Total
PROMOVER A LEITURA EM IDADE PRECOCE PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM
Ensino da leitura na Trissomia 21.
Linguagem expressiva e inteligibilidade. Capacidades sensoriais, preceptivas, auditivas e visuais. Capacidades tácteis, integração sensorial e características físicas.
Características cognitivas. Assincronia nas capacidades linguísticas. Características de aprendizagem e estratégias de ensino. Padrões de aprendizagem da Trissomia 21. Estratégias de ensino para a Trissomia 21. Programa de treino da consciência fonológica. Memória de trabalho. Importância da aprendizagem/automatização das sílabas como técnica para aprender a ler novas palavras.
COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA. Promoção da atenção focalizada e da utilização do gesto natural. Utilização precoce do gesto. Checklist – atenção focalizada. Inventário de gestos naturais por estádios de progressão. Oficina dos Gestos.
INVENTÁRIOS PARA APOIAR A AVALIAÇÃO INFORMAL DAS COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS. Inventário compreensão precoce e compreensão de frases. Inventário juntar palavras. Inventário de palavras. Inventário de competências para a compreensão e expressão da linguagem falada.
APRENDER A LER PARA APRENDER A FALAR. Trissomia 21. X-Frágil. Síndrome de Williams.
Inteligências múltiplas e estilos de aprendizagem (Estilos Cognitivos de Aprendizagem)
Metodologias para o ensino da leitura e promoção da linguagem nas Perturbações do Desenvolvimento Intelectual
TRABALHAR A COMPREENSÃO ATRAVÉS DO TEXTO A PAR.