Os indivíduos com perturbações do desenvolvimento, nomeadamente, as crianças e jovens portadores de Trissomia 21, desenvolvem competências motoras finas segundo o mesmo padrão das crianças com desenvolvimento considerado típico, embora com dificuldade e em atraso em relação às etapas consideradas.
O desempenho, embora possa melhorar com a prática e ao longo do desenvolvimento da criança, apresenta sempre dificuldades devidas a algumas das seguintes razões:
a) competência cognitiva e ao estabelecimento de caminhos neuromotores que permitam um processamento da informação mais rápido e mais eficiente;
b) hipotonia do tonús muscular que afecta o desenvolvimento da motricidade global;
c) grande flexibilidade das articulações e dos ligamentos, em particular do polegar, que pode causar dificuldade na manipulação de pequenos objectos e no controlo no lápis;
d) a mão e os dedos pequenos.
O programa estruturado para o ensino da escrita, tem como objectivo, promover as competências perceptivas, grafomotoras, morfossintácticas e linguísticas, necessárias ao desenvolvimento de uma escrita funcional em indivíduos com perturbação do desenvolvimento intelectual. Não possui fichas de actividades.
São apresentadas três etapas, definidas segundo objectivos gerais e específicos e com propostas de estratégias, actividades e recursos.