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O Programa foi conceptualizado com base na experiência das autoras com as crianças e jovens com Perturbações do Desenvolvimento e/com este estilo cognitivo de aprendizagem. Experiência que resulta não só da prática, mas também do muito que estas crianças e jovens mostraram ser o ensino efectivo, conjugando os resultados das investigações com a aprendizagem lúdica e funcional.

Este Programa foi delineado para pensadores concretos e visuais, que necessitam para aprender, de actividades manipulativas com objectos concretos.
Este perfil de aprendizagem inclui, indivíduos que apresentam dificuldades na utilização de competências matemáticas abstractas de maneira produtiva e bem sucedida.

Pretende ajudar:

- alunos com Trissomia 21, desde a pré-escola ao 1º ciclo. A metodologia de base pode, no entanto, ser utilizada para níveis de ensino posterior;
- crianças e jovens que são pensadores concretos, incluindo alunos com perturbação do espectro do autismo (alguns poderão memorizar alguns conceitos e realizar cálculos mas apresentam dificuldade em saber como e quando usar estas competências);
- adultos jovens com défice cognitivo que apresentam grandes dificuldades na compreensão e utilização das competências numéricas;
- todas as crianças, com desenvolvimento cognitivo considerado típico, que estão no período operatório concreto (7-12 anos) e que beneficiam de actividades e jogos para aprender conceitos numéricos básicos.

Qual a necessidade e a importância do Programa?

- promove a aquisição de conceitos numéricos em crianças e jovens que são pensadores concretos e visuais;
- promove as competências funcionais na aprendizagem dos conceitos matemáticos (o ensino deve concentrar-se no realmente necessário para aplicar nas situações reais);
- fornece actividades lúdicas de aprendizagem que permitem sempre o sucesso do aluno que tem dificuldade em aprender conceitos abstractos;
- utiliza uma linguagem simples e acessível a não técnicos;
- apresenta um conjunto de estratégias e adaptações para enriquecer o ambiente matemático circundante;
- promove a utilização precoce e frequente da calculadora;
- disponibiliza um Inventário de Competências Numéricas, que permite ao tutor (conforme a competência e as necessidades da criança, pode saltar ou inverter objectivos na progressão), definir um programa de ensino dos conceitos matemáticos básicos, para crianças com ou sem necessidades educativas desafiantes;
- disponibiliza um Inventário de Vocabulário Matemático, essencial para avaliar informalmente e posteriormente monitorizar o desempenho da criança (é extremamente importante que o tutor se certifique de que a criança domina a linguagem matemática e que compreende as instruções antes de tentar dar qualquer tipo de resposta ou desenvolver qualquer tarefa);
- promove a utilização do computador como ferramenta pedagógica e o software educativo como um importante meio de ensino dos alunos que privilegiam o processamento e a memória visuais;
- inclui como ferramentas de apoio (adquiridos em separado), o software educativo “Os Números da Mimocas” e as Fichas de Actividades “O Bicho da Conta”. São apresentados no programa e desenvolvidos com o objectivo de apoiar educadores e professores no trabalho diário com os alunos.

 

Programa para Desenvolver as Competências Numéricas
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